Professor eu fosse e rejubilaria com esta questão não só pela justeza da dúvida, pela inteligência da questão mas acima de tudo pelo interesse que demostra pelo tema e ligação ao vinho.

Na verdade hoje em dia as pessoas têm tendência a chamar Enólogo a tudo o que mexe em vinhos, ou então sabiamente resumem no título Eng. se sentem alguma solidez nos conhecimentos, ou em linguagem de professor domínio da matéria…

Proponho pois, começar a esclarecer esta matéria precisamente e falar sobre o Enólogo em grande parte responsável pelo desenho e nascimento do Vinho. Sim, Enólogo é Engenheiro, tem curso específico e é responsável, não poucas vezes, pelas vinhas, pela adega e pelo vinho, convertendo-o numa personagem primordial no nascimento de cada vinho.

Na ortodoxia o Enólogo deveria apenas preocupar-se com o que passa na adega e nos controles de maturação das uvas. Claro cuidando de tudo rapidamente, foi para a vinha tornando-se responsável não só pelas castas escolhidas mas igualmente por tudo o que se passa na vinha.

Do exposto a figura do Enólogo é a central de todo o processo de desenho de cada vinho dele dependendo a maior parte das decisões decorrentes de todo o processo.

Enófilo já nada tendo a ver com o Enólogo mas é antes o avaliador/ apreciador do seu trabalho, Enófilo é assim a pessoa que se interessa por vinhos, pela sua apreciação, colecção, pelos seus casamentos gastronómicos e por constituir uma boa garrafeira.

Assim, aí temos o Enófilo a avaliar cada vinho, a procurá-lo e sempre que possível a guardá-lo na sua cave para que dele disponha sempre que lhe aprouver. É justo colocar o Enófilo no centro de todo o processo como aquele para quem todos trabalham pois de alguma forma todos somos Enófilos em grau mais ou menos avançado. Sim, gostamos de apreciar um bom vinho, de lhe descobrir os aromas, de lhes apreciar as nuances das cores e finalmente de lhe saborearmos cada matiz dos ricos sabores que nos oferece e que uma vez no copo nos vai revelando. Parabéns a si Enófilo que o é de há longa data sem mesmo saber que assim era considerado.

Os Enófilos são em última instância os juízes de cada vinho, elevado grau e responsabilidade….

O Sommelier, afrancesado de nome, mais não é do que a personagem que no restaurante o ajuda na escolha do vinho para acompanhar a refeição, e se encarrega de lho servir em perfeitas condições seguindo os cânones estabelecidos que podem incluir ou não a respectiva decantação. Assim o Sommelier é uma personagem essencial nos bons restaurantes, contribuindo de forma decisiva para elevar a refeição a níveis únicos.