Eis uma boa questão que denota não só ser colocada pelos genuínos apreciadores como um louvável interesse na arte de bem servir e desfrutar do vinho, do vinho branco neste caso.

Um tema sempre actual este do serviço de vinhos pois muito aberto a opiniões e a costumes, pois em sua casa cada qual é Rei, e se uns gostam de determinada maneira já os outros o fazem de outra diferente sempre cada qual a seu jeito.

Se no caso dos vinhos tinto os cuidados a ter não são estremos, já no caso dos vinhos brancos assim não é pois a temperatura de serviço assume grande importância não só para os puristas, mas creio que para todos nós. Sim queremos apreciar cada vinho branco à temperatura que gostamos. Nada mais simples, nada mais complicado.

Sim, o serviço de vinhos brancos exige alguma logística, e neste caso vou dizer o que faço em minha casa e depois veremos as alternativas. Assumo que não sou dos puristas, sou pior sou um guloso exigente especialmente no que toca aos vinhos brancos . Comecemos pelo principio nunca me esqueço dum vinho branco no frigorifico, não para lá os levo quando decido quais vou beber e quando. Tem de estar fresco , mas não gelado.

Na hora de o servir alarguei os cordões à bolsa e adquiri não um ,mas dois wine coolers pois homem prevenido vale por dois. Bem, voltemos ao vinho , ao nosso querido vinho branco.

Garrafa no frigorifico pronta para ser aberta , wine cooler cheio até 1/3 com água fresca à qual acrescento uma quantidade generosa de gelo e deixo a refrescar para não existirem grandes diferenças de temperatura do frigorifico para a piscina gelada a que chamamos wine cooler.

Chegada a hora , a garrafa sai com toda a dignidade do frigorifico e é então aberta , aqui tenho uma regar de ouro tenho sempre próximo um copo e o vinho é , de imediato, provado ; se aprovado coloco-o no wine cooler, a sua piscina privada onde será transportado para a casa de jantar, onde por acaso também se almoça….

Não, não sirvo o vinho de imediato. Espero pacientemente que todos se sentem e que chegue a refeição e só nessa altura sirvo religiosamente cada um dos presentes com o bem fresco vinho branco, evitando encher demasiado os copos para este não aquecer.

Daqui em diante é fácil imaginar as recargas ao longo da refeição sempre com dois cuidados, os copos sempre abastecidos e a garrafa tem de terminar no fim da dita, pois odeio guardar restos de vinho, mas , como digo, sou eu, você certamente encontrará sua forma de actuar.

É sempre assim , perguntará , não não é , por vezes especialmente no Inverno recorro a uma manga refrescante para manter a garrafa de vinho branco dentro dos limites a que me proponho, e , verdade seja dita, funciona bem.

Como tudo na vida o bom senso manda desde que a situação encontrada sirva os seus intentos, apreciar o vinho branco bem fresco como mandam os cânones, se para isso usa uma manga, se uma piscina, ou qualquer outros sistema não importa., desde que o nosso vinho branco esteja como gostamos.